Mandarimnamesa

Por que o nome Mandarim na mesa?

O nome Mandarim na Mesa foi criado com a ideia de mostrar a cultura chinesa e ensinar o idioma por meio de sua culinária. Se fossemos resumir a cultura chinesa em uma palavra, diria que é a palavra comida.

A China é um país multicultural, onde existem várias etnias, idiomas, dialetos e culinárias. O mandarim é a língua comum entre os chineses.

Na China, cada região tem comidas diferentes, com variedades no café da manhã até o jantar. Os Chineses gostam muito de comer e, quando estão juntos, essa é a sua principal forma de socialização. O encontro entre amigos sempre acontece em novos restaurantes e experimentando novos cardápios. Eles também têm o costume de fazer negócios em mesas de jantar, sendo a arte da conversa primordial nessas horas. Nas visitas, tanto nas ocasiões formais quanto nas informais, os chineses gostam de levar uma cesta de frutas, caixas de chá ou lanchinhos na forma de presentes. Para receber visitantes, é habitual o hospedeiro preparar uma bandeja de frutas e um chazinho quente aos convidados.

No idioma, existem muitas expressões relacionadas à comida e aos diversos jeitos de comer. Elas conseguem descrever situações difíceis de uma forma divertida, inteligente e compreensiva.

Para mim, as palavras, tal como as comidas, têm forças e transmitem energias, da mesma forma que as belas artes. A alma delas unem as pessoas (mesa), tocam (as palavras) nos corações e dão sabor (comida) as nossas vidas. Esse foi a minha inspiração ao dar o nome Mandarim na Mesa.

HengXing Ma