Aulas de mandarim online ao vivo!
O mandarim é difícil tanto quanto o português, inglês e outros idiomas. O que pode levar o aluno a ter uma falsa impressão de que o mandarim é algo impossível, é exatamente o fato de ainda ser um idioma pouco conhecido aqui no Brasil, de modo que a maioria das pessoas tenha muito pouco ou nenhum contato com ele, mesmo sendo uma das línguas mais faladas do mundo e também uma língua muito prática e dinâmica. É normal a gente ter sempre uma resistência ao experimentar ou aprender algo que é desconhecido.
Ao longo desses 3 anos como professora, aprendi muito com meus alunos. Com toda essa minha experiência, posso apresentar três conselhos para quem está iniciando os estudos em mandarim: primeiro, não adianta fazer somente a repetição das palavras e das frases, o mais importante é entender seus significados e principalmente suas estruturas, de modo que tudo que falar fique muito claro em sua cabeça. Segundo, colocar em prática o que já aprendeu, pois, mesmo com 50, 100 ou 200 vocabulários memorizados, se não aplicar no dia a dia, é muito fácil de esquecer. Terceiro, os alunos precisam enfrentar o medo de ouvir sua própria voz, gravar sua pronúncia ou fazer comparação e correção dos áudios, pois esse é o caminho para quem quer melhorar a sua fala em qualquer idioma.
Meu método de ensino é bem próximo ao método que as crianças aprendem na China. Na parte de pronúncia das palavras, eu começo sempre com os alfabetos, os tons, Pinyin, formação dos sons e, depois, vocabulários básicos, com a formação de frases curtas, seguidas de frases longas. Durante as aulas, eu exijo muito a participação dos alunos e tento corrigi-los ao máximo, sempre focando nos mínimos detalhes das pronúncias, porque acredito que se o aluno sempre tiver esse feedback no começo da aprendizagem, ele não terá dificuldades ou mal entendimentos no futuro. Na parte escrita, eu ensino a técnica de escrever, os nomes e a ordem dos traços, e, uma vez que o aluno aprende essas técnicas, ele saberá como começar a escrever e quando terminar o hanzi.
A minha Resposta é: isso depende do seu nível de dedicação ao idioma. Tem alunos que tem mais facilidade e conseguem aprender mais rápido, e tem alunos com menos facilidade, e que, portanto, precisarão ter um pouco mais de paciência e persistência.
Saber ler os pinyins já é o primeiro passo. Para destravar a leitura ou atingir uma fluência maior, é preciso treinar a troca dos tons em nossos ouvidos. Você pode começar com a leitura de palavras com um Hanzi, seguido de palavras com dois Hanzi, palavras com três, quatro e então começar a sequência de frases curtas, frases longas, até chegar a ler um parágrafo inteiro. Quando conseguir fazer a troca de tons de forma ágil, provavelmente seus ouvidos já estarão bem habituados com as pronúncias. O reconhecimento dos sons ajudará a melhorar o entendimento nas conversas e nas leituras.
WhatsApp us